Os solos podem se tornar degradados por atividades agrícolas através da eliminação de florestas / matas nativas, uso de solos inaptos, exposição do solo à fatores erosivos / intempéries, plantio convencional, uso insuficiente ou excessivo de fertilizantes e de água de irrigação, uso inadequado de máquinas e equipamentos agrícolas e ausência de práticas conservacionistas. A degradação abrange a perda da capacidade de produção ou do potencial de uso econômico.
Para recuperar estas áreas, existem diversas práticas e ferramentas disponíveis, sendo o uso de plantas de cobertura uma das mais importantes para a recuperação destas áreas.
Neste conteúdo, não iremos focar nos detalhes do processo de degradação, mas sim no uso das plantas de cobertura para a recuperação dos solos degradados.
A recuperação de áreas degradadas inclui algumas metas:
- Aumento do teor de matéria orgânica no solo;
- Aumento do teor de nutrientes no solo;
- Aumento da biodiversidade;
- Melhorar a qualidade e disponibilidade de água;
- Promover equilíbrio entre os componentes bióticos e abióticos do sistema;
- Promoção da cobertura viva no solo durante todo o ano;
- Aumento do desenvolvimento de raízes agressivas para promover boa ciclagem de nutrientes, aeração, agregação, atividade biológica e rompimento de camadas adensadas;
- Reduzir ou eliminar processos de degradação;
- Reduzir a erosão do solo.
Benefícios dos adubos verdes / cobertura verde no solo
Os adubos verdes influenciam as características químicas, físicas e biológicas do solo, conforme as características de cada espécie de planta.